Qual a causa do vitiligo?

Até hoje, não está determinada a causa do vitiligo.

 

Existe o vitiligo hereditário, que é aquele que incide em dois ou mais membros da mesma família em primeiro ou segundo grau. Supõe-se que esse tipo seja causado por algum gene programado para desencadear a alteração em algum momento da vida ou ativado por algum fator ocasional. É o que ocorre, quando avô ou avó, pai ou mãe e filho ou filhos apresentam manchas na pele. Cerca de 10 a 15 por cento de casos de vitiligo são deste tipo, chamado vitiligo genético.

 

Vitiligo ao nascimento é raríssimo. Mesmo o vitiligo hereditário se manifesta geralmente após um ano de idade.

 

A grande maioria dos pacientes afetados por vitiligo não têm nenhum ascendente com manchas. Isto indica que alguma coisa em algum momento foi capaz de iniciar o quadro clínico. A melhor suposição para estes casos é que a pessoa possui um ou mais de um gene com a programação para produzir vitiligo, os quais, entretanto, encontram-se em inatividade. Não estão causando manchas, porque esse seu potencial está desligado. Em determinado momento, um ou vários fatores externos ou internos colocam esses genes em atividade e começam a aparecer as manchas. Este tipo seria o vitiligo epigenético e sua origem seria a modificação das proteínas envoltoras dos genes, que daria ocasião a que os genes sejam ligados e ponham em ação sua potencialidade.

 

Fatores que podem ativar os genes de vitiligo são inúmeros: tabaco, álcool, drogas, tipo de alimentação, carcinogênios, atividade física, inflamações, infecções por vírus e bactérias, exposição a radiações eletromagnéticas, poluentes, hormônios, traumatismos físicos, queimaduras térmicas, luz solar, pressão social, emoções, estresse e outras não conhecidas. Os fatores variam de pessoa a pessoa. Como não se consegue saber exatamente se algum desses  agentes atuou isoladamente ou em conjunto com outros, não é possível evitar o aparecimento de manchas, isto é, fazer a prevenção do vitiligo. Cada pessoa é uma única e o vitiligo que a atinge é exclusivo dela, podendo ser parecido, no geral, com o de outras pessoas, mas na verdade tendo características únicas daquela pessoa.