Vitiligo pode ser curado

Vitiligo é uma alteração da cor da pele muito comum. Ocorre perda de pigmento em certas áreas da pele, formando manchas brancas. Isso pode se dar em qualquer região, sendo as mais comuns o rosto, as mãos, cotovelos e joelhos.

 

É uma dermatose persistente, que pode permanecer  na pele apesar dos tratamentos. Deixada sem cuidados, a tendência é expandir-se, mas nem sempre. Há pessoas que só têm uma mancha.

 

A cura é difícil e, por causa disso, muita gente, inclusive médicos, afirmam que vitiligo não tem cura. Isso não é verdade.

 

Vitiligo pode ser curado.

 

A cura vai depender de três fatores:

  1. A resposta própria do organismo do paciente. Há pessoas que respondem prontamente aos tratamentos, outras lentamente. Não se conhecem os fatores que regulam essa resposta.
  2. A precocidade do tratamento. Quanto mais cedo o vitiligo for tratado mais possibilidade há de recuperação, porque os as células de melanina não desapareceram completamente da pele atingida e podem ser reativadas.
  3. O empenho e a persistência do paciente nas orientações médicas. Como a reação da pele é lenta é imprescindível que o paciente faça o tratamento rigorosamente, mesmo enquanto ainda não vê os resultados positivos, pois eles só aparecerão com o tempo de tratamento.