Qual o melhor tratamento para vitiligo?
Esta é uma curiosidade natural dos pacientes. Logicamente, o mais inteligente seria empregar o tratamento mais eficiente para não perder tempo.
Todos os métodos utilizados são eficientes. Há relatos de melhoras e curas com todos eles. É inteligível que um remédio que cure uma pessoa poderá curar todas.
No vitiligo, porém, os resultados não são lineares. Um mesmo medicamento, utilizado em dez pessoas, dará dez efeitos diferentes. Pelo motivo de que cada pessoa tem uma composição de fatores própria dela, que fez com que o vitiligo aparecesse e influencia a sua evolução e a resposta ao tratamento. E isso ainda pode ser variável conforme a fase de vida da pessoa.
De modo que não existe um tratamento padrão para vitiligo, que dê cem por cento de melhora ou cura em cem por cento das pessoas. Na verdade, vitiligo é um para cada paciente, isto é, cada um forma o seu vitiligo, com características únicas e próprias dele, irreproduzíveis em uma segunda pessoa.
Daí procede o fato de que todo tratamento para vitiligo segue uma sequência experimental. Levando em consideração o tipo de pele, a distribuição das manchas, o tempo de evolução, o uso de tratamentos anteriores, a presença e a quantidade de pigmento nas manchas, escolhe-se um esquema, que se supõe vai dar certo para aquele quadro clínico. Aplica-se o esquema por um tempo razoável para poder fazer uma avaliação da reação do organismo, geralmente quatro a seis meses. Após esse tempo, verifica-se qual está sendo a resposta da pele. Se for positiva, com paralisação do avanço das manchas e aparecimento de repigmentação, ele será mantida; se não houver resultado favorável, escolhe-se outro tratamento e novamente se observa. Quer dizer, o tratamento sempre é experimental, empírico, porque ninguém é capaz de dizer previamente como vai se comportar o organismo daquela pessoa.
Portanto, não existe melhor tratamento, existe melhor correspondência do organismo ao tratamento. O resultado sempre provém de uma cooperação da pele com o método empregado.